SUBSTÂNCIA
FILOSÓFICA
DE
HERÁCLITO DE ÉFESO
PANTA REI
PANTA REI
A REALIDADE É UM FLUIR CONSTANTE,
UMA CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO DAS COISAS.
NÃO EXISTE OBJETO, ANIMADO OU
INANIMADO QUE NÃO SOFRE MODIFICAÇÕES CONTÍNUAS: UM SINO DE FERRO ENFERRUJA, O
ROCHEDO, CORROI-SE, UMA ÁRVORE CRESCE, UM CORPO ENVELHECE. TUDO SE MOVE, NADA
PERMANECE IMÓVEL E FIXO, TUDO MUDA E SE TRANSMUDA, SEM EXCEÇÃO. “NOS MESMOS
RIOS ENTRAMOS E NÃO ENTRAMOS, SOMOS E NÃO SOMOS (...) NÃO PODEMOS ENTRAR DUAS
VEZES NO MESMO RIO: SUAS ÁGUAS NÃO SÃO NUNCA AS MESMAS E NÓS NÃO SOMOS NUNCA OS
MESMOS”. O MUNDO É MUDANÇA CONTÍNUA E INCESSANTE DE TODAS AS COISAS E A
PERMANÊNCIA É ILUSÃO. O MOVIMENTO É, PORTANTO, A REALIDADE VERDADEIRA
O FOGO
HERÁCLITO ESTABELECE O FOGO COMO
O PRINCÍPIO DO DEVIR. TUDO PROCEDE DESSE FOGO ETERNAMENTE VIVO E TUDO DEVE
VOLTAR AO MESMO FOGO PARA SURGIR DE NOVO DO FOGO NUM PROCESSO CIRCULAR DE
NASCIMENTO E DESTRUIÇÃO. O UNIVERSO É FOGO. HERÁCLITO ENCONTRA NO FOGO A
PHYSIS. ASSIM O FOGO NÃO É TANTO UM ELEMENTO MATERIAL QUE SE ACHA NO SUBSTRATO
DAS COISAS. O FOGO É ALGO QUE EXISTE QUE SE TRANSFORMA, AO CONDENSAR-SE, EM
ÁGUA E EM TERRA E QUE,
AO RAREAR A TERRA, FAZ COM QUE SE CONVERTA NOVAMENTE EM
AR E FOGO. O FOGO É O PRÓPRIO PRINCÍPIO DA
MUDANÇA. NO FOGO MANIFESTA-SE A RAZÃO DO UNIVERSO.
O LOGOS
PARA HERÁCLITO, O CONFLITO
CÓSMICO, APARENTEMENTE TÃO CAÓTICO, OCULTA UMA RACIONALIDADE QUE ELE DEFINE COM
UMA SÓ PALAVRA: LOGOS. HERÁCLITO
CONCEBIA O LOGOS COMO UMA MERA LEI NATURAL QUE ORGANIZAVA A LUTA ENTRE OS
ELEMENTOS. O LOGOS DIZ QUE “TUDO É UM”, UMA ORDEM RACIONAL, PORQUE SEU
PRINCÍPIO É A PRÓPRIA RAZÃO – O LOGOS. O LOGOS É A LEI UNIVERSAL, A DIVINDADE,
À QUAL DEVEM OBEDECER E SE SUBMETER TODAS AS COISAS DO MUNDO. SEM ATRIBUIR AO
TERMO QUALQUER SIGNIFICADO METAFÍSICO.
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